Doutorado (2007) e licenciado (2000) em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

fotos-oradores-08

Foi entre junho de 1986 e 2012 coordenador e secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN).

É investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) desde 2009, onde coordena a delegação do CES em Lisboa e o Observatório sobre Crises e Alternativas. Professor Catedrático da Universidade Lusófona entre 2011 e 2016, é também membro externo do Conselho Geral da Universidade do Minho.

Escreve e intervém regularmente – em conferências no espaço académico e em atos socioeconómicos e sociopolíticos – sobre temas como o sindicalismo, o trabalho, o emprego, o Estado Social e o desenvolvimento e tem sido comentador residente em vários programas na televisão e na rádio. É autor de inúmeros artigos em jornais e revistas (assina uma coluna semanal no JN desde 2011), capítulos e outros contributos em livros, entre outras publicações. Integra o Conselho Editorial da Revista de Derecho Social Latinoamérica.

Na sua obra destacam-se, entre outros, os livros Vencer o Medo – Ideias Para Portugal. Lisboa: Temas e Debates, 2012; Trabalho e Sindicalismo em Tempo de Globalização – Reflexões e Propostas. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates, 2007.