Conferência Internacional sobre O Futuro do Trabalho

vieiradasilva

Integrada no âmbito das comemorações do centenário do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e aceitando o desafio lançado pelo Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de provocar à escala mundial uma reflexão sobre o futuro do trabalho, irá realizar-se uma Conferência Internacional, em Lisboa, exatamente sobre O Futuro do Trabalho.

A conjugação do fenómeno da globalização com o desenvolvimento de novas tecnologias tem vindo a facilitar o aparecimento de cadeias de fornecimento internacionais que, muito provavelmente, constituem um dos maiores motores de mudança no mundo do trabalho à escala mundial. Não menos verdade, a conjugação destes mesmos fatores tem conduzido, em diversas zonas do mundo, ao aumento das desigualdades, do desemprego, do trabalho precário, da desregulamentação das relações laborais e dos baixos salários.

Discutir o sentido destas mudanças e questionar o modelo de relações sociais e laborais que ambicionamos para a nossa sociedade são imperativos maiores dos nossos dias.

Encontrar respostas conjuntas para estas questões e para a defesa do trabalho digno só será possível se nos prepararmos para liderar este processo e formos capazes de redefinir uma nova agenda para o mundo do trabalho.

Esta conferência sobre o Futuro do Trabalho reunirá em Lisboa um painel de oradores e comentadores, internacionais e nacionais, da academia, do mundo empresarial, dos parceiros sociais, de instituições internacionais e governamentais, convocando-nos para uma reflexão sobre as emergentes mudanças no mundo do trabalho.

Porque o futuro do trabalho não é algo longínquo mas algo que já está a acontecer, esta conferência simboliza o ponto de partida para uma reflexão social que necessariamente tem que ser feita sobre este tema no nosso país à semelhança do que está a acontecer um pouco por todo o mundo.

assinatura-vieiradasilva-02

José António Vieira da Silva