Comemorações do Centenário do Ministério do Trabalho – Conferência O Futuro do Trabalho

capa

A 16 de março de 1916 foi publicada a Lei nº 494 que criou o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Em 100 anos muito se passou mas os objetivos subjacentes à criação do Ministério, nomeadamente a definição de políticas públicas na área laboral e social, de regulamentação das condições de trabalho, de luta contra a pobreza, de promoção da inclusão e equidade social e de garante da coesão económica e social continuam atuais, especialmente após o desafiante período que experienciámos nos últimos anos.

Ao longo do ano assinalámos esta efeméride com um conjunto de iniciativas onde, entre outras, se enquadrou a realização da Conferência Internacional sobre o Futuro do Trabalho que se realizou em Lisboa, no dia 19 de outubro de 2016.

Dada a riqueza do debate e a reflexão prospetiva que se efetuou em torno deste tão importante tema, decidimos publicar as principais conclusões e intervenções apresentadas naquela iniciativa. É com a apresentação do Caderno Sociedade e Trabalho alusivo à Conferência o Futuro do Trabalho que encerramos as comemorações do Centenário do Ministério do Trabalho.

Mas, o debate sobre o futuro do trabalho e o trabalho do futuro esse continuará. Esperamos que a publicação deste livro seja um ímpeto para dar seguimento à reflexão que iniciámos e que pretendemos prossiga nos próximos anos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *